in Achievement for all, Reino Unido | 2002

A expressão “dificuldades comportamentais e emocionais” é geralmente utilizada quando se fala de alunos que manifestam dificuldade em controlar o seu comportamento ou emoções. A sua capacidade de aprendizagem é afectada, podendo ainda ter dificuldade de integração em contexto social. Algumas podem passar por períodos de ansiedade ou irritação, demonstrando dificuldade em dar resposta a situações que surjam em casa ou na escola.

Dificuldades comportamentais e emocionais

É necessário tempo e paciência para se comunicar com um aluno não comunicativo, bem como para tentar compreender o aluno perturbado que, por seu lado, perturba a turma inteira.

Alunos mais reservados podem não reagir a algumas situações, adoptando comportamentos passivos e manifestando baixa auto-estima ou mesmo infelicidade. No outro extremo, alunos mais activos ou agressivos podem constituir um problema, quer para si próprio quer para o outro; a incapacidade de se integrarem nas normas de comportamento socialmente aceites tornam-nos difíceis de controlar em contextos como o da sala de aula.

Entre alguns dos traços que permitem identificar alunos com comportamentos reservados encontram-se a hipersensibilidade a qualquer crítica, baixa auto-estima, demonstração de desinteresse no trabalho mas simultaneamente desenvolver comportamento obsessivo relativamente a um passatempo ou tópico, podendo ainda ser vítimas de bulling na escola.

Alunos com comportamentos agressivos, por seu lado, podem adoptar uma linha de comportamento ruidosa e exigente, demonstrando fraca capacidade de concentração, comportamentos física e verbalmente agressivos, atitudes de desobediência e desrespeito pelas regras.

As perturbações ao nível do comportamento podem afectar as relações sociais e de realização escolar. Estas perturbações, dissociadas de factores intelectuais, sensoriais ou de saúde, podem incluir desvios de conduta – traduzidos em agressões físicas ou verbais, intimidação ou desatenção -, demonstração de ansiedade como medo, tensão, timidez, depressão, adesão a grupos de vandalismo ou absentismo escolar e, por vezes, sinais de imaturidade (como pouca concentração, sonolência ou tédio).

Défice de atenção / Défice de atenção e hiperactividade

O défice de atenção e o défice de atenção e hiperactividade podem conduzir a comportamentos caracterizados por fraco desempenho e maus resultados académicos/escolares. Têm sido desenvolvidas pesquisas nesta área nos últimos anos e pensa-se que a causa para este situação poderá residir num desequilíbrio químico no cérebro, especialmente nas áreas do auto-controle.

Alunos com défice de atenção/défice de atenção e hiperactividade podem apresentar dificuldade em se focalizarem em conversas ou instruções, parecendo não ouvir. Podem ter dificuldade ao nível da concentração e da memorização, bem como uma tendência para se esquecerem das coisas e para sonhar acordado. Na medida em que têm dificuldade em definir prioridades, poderão ainda manifestar dificuldade na organização do seu trabalho e em permanecerem numa tarefa até a concluírem. Poderão demonstrar dificuldade em ficarem imóveis ou sossegados e apresentarem uma necessidade de movimento e inquietude. Poderão apresentar dificuldades na estruturação frásica e no desenvolvimento da linguagem verbal. Têm uma necessidade de serem recompensados no imediato e, uma vez que desrespeitam regras sociais, poderão invadir o espaço de outras pessoas.

Síndrome de Tourette

A Síndrome de Tourette corresponde a uma perturbação caracterizada pela ocorrência de convulsões, que se tratam de movimentos ou sons involuntários repetidos exaustivamente. O stress ou a excitação agravam consideravelmente os sintomas desta síndrome.