As tecnologias de apoio actualmente disponíveis são maioritariamente soluções comerciais de custo elevado. Contudo existem soluções freeware de elevada qualidade que podem constituir opções temporárias ou mesmo definitivas, podem portanto ser o suficiente para uma adaptação do contexto de trabalho digital de pessoas que apresentam dificuldades em aceder e interagir activamente com um computador e, consequentemente no caso de alunos, de participar activamente na sua aprendizagem.

Ter conhecimento das soluções existentes implica uma procura constante que frequentemente não é profícua. É necessário estar sempre em cima do acontecimento e dispender tempo que pode não estar disponível.

Tendo em mente aqueles que procuram ajudar os seus alunos com NEE e que têm dificuldades em encontrar uma solução tecnológica que possa derrubar barreiras no acesso ao computador, o sembarreiras.org compilou um pequeno kit de primeira instância. Nele estão disponíveis algumas soluções para problemas de acesso frequentemente encontrados.

O Kit de acessibilidade sembarreiras possui as seguintes soluções: (se tiver dificuldades experimente este link)

Pasta Zipada Acessibilidade

- Teclado Click-N-Type - Teclado virtual em português com predição de palavras que possui as opções de acesso semelhantes (clicar para seleccionar, auto-clique e varrimento) ao teclado no ecrã mas com a possibilidade de ser aumentado (o que não é possível no windows XP e Vista. Apresenta qualidade superior aos teclados disponibilizados por estes sistemas operativos. Deve instalar em primeiro lugar o CNT zip e depois o pack em português.

- Eugénio o génio das Palavras - Outro Teclado com predição de texto funciona melhor com versões anteriores do Windows (assegurar a compatibilidade nas propriedades do programa)

- CameraMouse 2011 - Substitui o dispositivo apontador (o rato), possibilitando a utilização do rato através de movimentos de cabeça. Pode ser seleccionado qualquer ponto do rosto para servir de referência para o movimento do rato. Possui opções de filtragem de tremores e aumento de precisão. Utilizado em conjunto com oClickaid possibilita a utilização do duplo clique e o arrastar. No Windows Vista e no Windows 7 poderá ser necessário assegurar a compatibilidade desactivando a composição do ambiente de trabalho e, eventualmente, assumir a compatibilidade para versões anteriores do windows (tudo isto consegue-se com o clique do botão direito - propriedades - sobre o ícone do programa).

- NVDA - Leitor de ecrã com síntese de voz muito funcional (mesmo com a voz nativa). Se tiverem outras vozes instaladas podem ser seleccionadas (Sapi 5 - Amalia, Eusebio e Madalena). Quem por exemplo tiver instalado o Escrita com Símbolos da Cnotinfor deve ter a Madalena instalada.

- DesktopZoom - Ampliador de ecrã ao qual se pode associar uma voz sintetizada para funcionar como leitor de ecrã. É necessário desactivar obrigatoriamente a composição do ambiente de trabalho.

- SteadyMouse - Programa de excelente qualidade que possibilita a utilização do rato por pessoas com tremores ou problemas de coordenação. Suaviza os tremores e aumenta a precisão. Pode ainda desactivar botões do rato para evitar cliques acidentais.

- Yread - Leitor de texto com síntese de voz. Pode digitar-se ou abrir-se documentos que são lidos pelo sintetizador de voz. Se possuírem vozes portuguesas instaladas obterão melhores resultados.

Tudo freeware. Esperamos que vos seja útil!