Print
Category: Recentes
Hits: 774

Apresentamos mais um artigo de Paula Cristina Silva que explora as potencialidade de jogos gratuitos online para o trabalho com qualquer aluno, mas especialmente dirigido aqueles que que necessitam de uma atenção especial.

Os jogos educativos que se seguem permitem trabalhar competências cognitivas (cálculo mental), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

Apesar da maioria estar em inglês, estes jogos utilizam também a linguagem universal da matemática e têm software fantástico de suporte... o adulto, o professor, o educador, o pai, a mãe.... Que estão perto para traduzir as instruções e dar o reforço e incentivo!!!!

O que pode ser trabalhado: operações simples de adição, de subtração, de multiplicação e de divisão.

 

Breve descrição: Para 1 ou múltiplos jogadores, estes jogos promovem diversão e uma repetição que leva à consolidação de competências de cálculo. Os alunos devem tomar decisões rápidas que têm feedback imediato. Face a exercícios de múltipla escolha, um sinal sonoro identifica a resposta correta e outro a errada. Quando se erra, todas as opções de resposta desaparecem, ficando apenas a resposta correta.

 

Língua: Inglês

Acessibilidade: rato ou teclas de direção e espaço

Fonte: Arcademic Skill Builders

Disponível em:http://www.arcademicskillbuilders.com/

 

 

Algumas sugestões:

JET SKY ADDITION

 

 

Breve descrição: Para dares impulso ao teu Jet Ski deves clicar no resultado certo para a equação apresentada em cima..

Acessibilidade: rato


MINUS MISSION

 

 

Breve descrição: Destrói os objetos voadores clicando na equação correta para o valor que está na nave.

Acessibilidade: teclas de direção e espaço

 

 

PENGUIN JUMP

 

 

 

Breve descrição: Leva o teu pinguim de volta à sua casa saltando para o icebergue com a resposta correta. O 1º que chegar ganha!

Acessibilidade: rato

 

 

DEMOLITION DIVISION

 

 

Breve descrição: É-te dado o resultado de uma equação. Tens de identificar o tanque que tem a equação correta e destruí-lo com o teu tanque. O objetivo é destruir os vários tanques com equações que se aproximam, antes que te destruam a ti.

Acessibilidade: teclas de direção e espaço.

 

 

MATEMÁTICA ÀS CORES

 

O que pode ser trabalhado: operações simples de adição, de subtração e de multiplicação; as cores; motricidade fina.

 

Breve descrição: Com 6 imagens à escolha, este fantástico jogo de colorir, permite praticar, de forma divertida, operações simples de somar, de subtrair e de multiplicar. Só temos de escolher a nossa personagem favorita e, depois, que descobrir o resultado das contas para a podermos pintar com lindas cores! As regras do jogo são-nos apresentadas em suporte áudio, o que promove a atenção. Para além disso, o código cromático é, só por si, um estímulo visual positivo para o aluno, uma vez que representa o seu sucesso e permite-lhe visualizar as etapas cumpridas e as que ainda faltam cumprir, o que facilita a adesão e a manutenção da tarefa. Não há limite de tempo, o que permite ao aluno realizar as operações ao lado, numa folha, ou, então, praticar o uso da máquina de calcular. Quando o jogo chega ao fim, o aluno recebe um prémio: pode imprimir e colorir com lápis de cor a imagem que escolheu on line, trabalhando-se, assim, a motricidade fina.

 

Língua: Português

Acessibilidade: rato

Fonte: Mini Click, no Sítio dos Miúdos

Disponível em:http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick.asp?modulo=010707

 

Poderá encontrar o jogo no centro de recursos do blogue Todos Diferentes Todos Especiais em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Calcular: Matemática às cores 1º Ciclo

Se pretender aumentar a dificuldade, sugiro o jogo Matemática às cores, do Sítio dos Miúdos (apenas adição e multiplicação) que poderá igualmente encontrar neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Calcular: adição e multiplicação às cores 2º Ciclo

 

 

CÁLCULO MENTAL AO MINUTO

 

O que pode ser trabalhado: todas as operações matemáticas, a rapidez do cálculo mental.

Breve descrição: Este fantástico jogo oferece-nos inúmeras variantes que nos permitem adaptar os exercícios às especificidades de cada aluno. Permite-nos selecionar a operação que queremos trabalhar (só adição, só subtração, ...) ou todas, aleatoriamente, e os dois números envolvidos (de 0 a 20). Temos limite de tempo em cada jogada (60 segundos), aparecendo, por baixo da operação, a contagem do tempo e o número de operações certas e erradas. No final de cada jogada, é-nos apresentada a correção de cada jogada errada, o que nos permite rever, com o aluno, todos os passos de cada operação. Uma estratégia será iniciar com operações muito simples e ir aumentando, progressivamente, o nível de dificuldade.

 

Língua: Espanhol

Acessibilidade: rato

Fonte: Proyeto Cifras (Ministerio de Educación): Internet en el aula

Disponível em: Maquina de calcular

Uma variante do jogo anterior é o Matemática em 3 Tempos, do Sítio dos Miúdos, que consiste em selecionar o sinal artmético para completar cada equação tão depressa quanto possível.

 

 

CÁLCULO MENTAL EM 2 MINUTOS!

 

O que pode ser trabalhado: todas as operações matemáticas, a rapidez do cálculo mental.

 

 

 

Breve descrição: Este interessante jogo consiste em arrastar os algarismos dados para os locais corretos, de modo a efetuar uma operação com dois algarismos. Antes de iniciarmos o jogo, que apresenta a pré-definição de 8 questões em 2 minutos, podemos selecionar até um máximo de 99 questões e um limite de tempo até 10 minutos. Ao longo do jogo, podemos visualizar o números do exercício que estamos a realizar ("Question Number"). Quando chegamos ao fim, surge no ecrã a frase "Task Completed" (Tarefa concluída!)

 

"Start": Para iniciar o jogo

"Next": para passar a um novo jogo

"Main": para voltar ao menu

 

 

Língua: Inglês

Acessibilidade: rato

Fonte: OSWEGO - City School District

Disponível em: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação