Print
Category: Recentes
Hits: 1047
Logo squeaklandia

O Squeak trata-se de um software com linguagem de programação orientada a objectos, inventada por Alan Kay, desenvolvida na Apple e experimentada na Walt Disney. Permite aos alunos criarem os seus ambientes de aprendizagem, de uma forma simples, motivadora e adequada aos seus níveis etários, Tal com refere o investigador Fraga (2006) “el objetivo fundamental del uso de este programa es avanzar en los procesos de aprendizaje que convierten al alumno en el verdadero protogonista”.Como sabemos crianças com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE), experimentam diariamente a frustração de não acompanharem os seus pares, em algumas áreas. Contudo, segundo Correia (2008), sabe-se que as DAE: “dizem respeito a uma problemática de origem neurológica e cognitiva que interfere com o processamento de informação (recepção, integração, memória e expressão de informação), caracterizando-se, em geral, por uma discrepância entre o potencial do aluno (aluno inteligente), reflectindo-se, assim, em termos educacionais, numa discapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou paraa aquisição de aptidões sociais,”.

 

Uma vez que estes alunos “são portadores potencial intelectual dito médio” (Correia 2008), considerou-se que a utilização do Squeak lhes poderia permitir uma “viagem” por mundos que por vezes se revelam de difícil exploração. Dadas as oportunidades inimagináveis apresentadas pelo software, pensa-se que ao contrário do habitual, fossem, tal como foi referido anteriormente, protagonistas na sua aprendizagem!

 

O Squeak já tem uma versão portuguesa (traduzida) e de muito fácil acesso. Pode ser descarregado de forma gratuita da internet, em www.squeklandia.pt, com a vantagem de poder ser usado com os sistemas operativos Windows, Linux ou Macintosh, logo em qualquer computador pessoal. Actualmente, tem também uma versão própria para o computador Magalhães!

 

Com a contribuição de Eliana Leal (a desenvolver investigação sobre este tema na Universidade do Minho)