Com o apetrechamento informático das escolas nacionais assistiu-se à instalação de quadros interactivos (QI) em várias salas de aulas.

Estes equipamentos apresentam-se como recursos com elevado potencial para o trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

A utilização destes quadros permite a dinamização de várias actividades com grupos de alunos com e sem NEE permite o desenvolvimento de competências de socialização entre outras, contribuindo efectivamente para a inclusão dos mesmos. Podem ainda actuar como tecnologia de apoio pelas possibilidades de interacção (um touch screen de grandes dimensões) e visionamento que permitem.

Uma forma de rentabilizar estes equipamentos passa pela sua utilização em associação com a Internet aproveitando os recursos disponibilizados gratuitamente, muitos deles actividades e jogos educativos, que abordam diferentes temáticas, criados com aplicações como o Jclic, HotPotatoes, Ardora, Edlim, entre outros.

Apresentamos alguns exemplos e aguardamos sugestões dos nossos visitantes para o email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Instituto Camões

A nossa escola

Anaya Interactiva

Jogos Imaginarium

Jogos didácticos no Sapo

Zónix

Esperamos que vos seja útil e contribuam!