in Achievement for all, Reino Unido| 2002 , e SCoTENS

 

Problemas físicos e outros problemas de saúde englobam uma variedade de condições não sensoriais que afectam o bem-estar da criança e que podem carecer de uma educação especial em torno da mobilidade, vitalidade física e auto-imagem. Incluídas nesta ampla categoria ampla encontram-se as más formações congénitas, os problemas hereditários e ainda outras condições. A maioria dos alunos com problemas físicos ou problemas crónicos de saúde, têm ou tiveram um profundo envolvimento com outros profissionais, como médicos e enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e de reabilitação. Todos os planos para esses os alunos devem envolver os pais e esses profissionais, sempre que possível. É importante salientar que muitos alunos com problemas físicos ou crónicos
podem acompanhar os programas educativos ditos regulares.


Problemas HereditáriosFibrose císticaA fibrose cística é uma doença hereditária, normalmente diagnosticada na infância, que origina um funcionamento anormal de glândulas.Os alunos com fibrose cística podem ter problemas gastro-intestinais, resultantes de um mau funcionamento do pâncreas, causado pela presença de espessas camadas de muco, que afecta também outros órgãos, principalmente os pulmões.Actualmente, o grau de incapacidade provocado pela fibrose cística é controlável através de antibióticos e outros tratamentos como a fisioterapia e cuidados dietéticos.A característica mais comum e notável é a tosse persistente não-infecciosa. Para os alunos, esta pode ser embraçosa no seu relacionamento com os outros, uma vez que um intenso ataque de tosse pode conduzir à secrecção de muco ou mesmo vómitos.Os alunos com este problemas são mais propensos a ter sinusite, febre do feno, artrite diabetes, cirrose no fígado, problemas de coração e tensão alta. É necessário evitar o contacto com varíola. Outras complicações poderão sei a possibilidade de atraso na maturidade sexual e provável esterilidade. HemofiliaA hemofilia é uma condição congénita e hereditária que afecta a coagulação do sangue, verificando tendência para hemorragias espontâneas ou traumáticas.Em casos graves, simples ferimentos ligeiros podem causar uma hemorragia grave e/ou uma hemorragia espontânea em órgãos vitais. Em casos menos graves, as hemorragias graves ocorrem apenas após grandes lesões. Se o aluno cai mas não exibe quaisquer sinais externos de hemorragia, como medida de precaução, deve ser submetido pelos profissionais de saúde da escola a um exame que verifique a existência ou ausência de hemorragias internas. Anemia FalciformeA anemia falciforme uma doença hereditária que causa má formação das hemácias (glóbulo vermelhos), derivada por hemoglobina anormal, o que origina um aumento de viscosidade do sangue, e, assim, a obstrução do fluxo sanguíneo.


Condições CongénitasParalisia CerebralA Paralisia cerebral é uma lesão uma ou mais partes do cérebro, provocada maioritariamente pela falta de oxigenação das células cerebrais, antes do nascimento, ao nascimento ou durante a primeira infância.

A paralisia cerebral é permanente mas não é progressiva. Engloba um conjunto de desordens caracterizadas por disfunções de carácter neurológico e muscular que afectam a mobilidade e o controlo muscular, podendo afectar o controlo dos movimentos, a mobilidade, a expressão e comunicação, manipulação, a visão, a audição, a percepção, a cognição e a alimentação. O termo cerebral reporta‑se às funções do cérebro e o termo paralisia às desordens de movimento ou de postura. A epilepsia é, por vezes, uma doença associada.

Dependendo da área do cérebro que sofre a lesão e da extensão das lesões do sistema nervoso central, podem verificar‑se uma ou mais das características seguintes

  • espasmos
  • problemas a nível de tonicidade muscular movimentos involuntários
  • problemas de postura e de movimento
  • convulsões
  • anomalias no campo das sensações e da percepção
  • problemas de visão
  • problemas de audição
  • problemas de fala
  • deficiência mental

Estas características não estão necessariamente presentes na sua totalidade em todos os casos de paralisia cerebral. Em alguns casos, pode verificar‑se unicamente uma desordem ligeira que poderá não ser detectada pelo professor. Espinha bífidaA espinha bífida é uma malformação congénita em que parte de uma ou mais vértebras não se desenvolve por completo deixando parte da espinal medula exposta. Existem vários tipos de espinha bífida e, enquanto alguns alunos possuem deficiências profundas, outros possuem este problema apenas com limitaões ligeiras.Professores, educadores e axiliares, terão de ter conhecimento de algumas das implicações destes alunos, sendo uma das principais o facto de terem pouca ou nenhuma sensibilidade abaixo da lesão medular e assim não se aperceber de ferimentos e contusões. Para evitar queimaduras, por exemplo, pode-se assegurar que o aluno sabe quando se encontra perto de um aquecedor.Dependendo do tipo de espinha bífida, a criança tanto pode ter de usar múltiplos aparelhos como pode não se distinguir de todas as outras. Com alunos com paralisia cerebral podem verificar‑se as seguintes características gerais:· enfraquecimento na zona dos pés, tornozelos e/ou pernas· menor grau de sensibilidade nos pés, tornozelos e/ou pernas· incontinência, tanto dos intestinos como da bexiga· drenagem de líquido cefalorraquidiano· dificuldades de aprendizagem resultantes, provavelmente, de dificuldades a nível de percepção e/ou de lesões cerebrais· dificuldades de carácter motor, a nível dos braços e das mãos, registando‑se talvez alguma lentidão no desempenho de algumas tarefas· possíveis crises de ausência, tais como ficar momentaneamente a olhar fixamente para o espaço, ou alterações motoras nos grandes músculos que podem varìar entre tremores e espasmos Deformação dos membros


Outras CondiçõesTraumatismosOs traumatismos são conjuntos de um ou mais distúrbios físicos e/ou psíquicos, ocasionados por um agente interno ou externo.Se um aluno sofreu um grave acidente que tem como consequência uma deficiência permanente ou de longa duração, vai precisar de aprender a adaptar-se a uma vida diferente, tanto emocional como fisicamente. AlergiasUma alergia é uma reacção adversa, causada por uma hipersensibilidade a uma substância. As alergias manifestam-se de três maneiras possíveis:· Intestinal – podem causar vômitos, dor abdominal e diarreia. · Pele – podem mostrar como uma erupção cutânea, pele vermelha ou dermatite.· Alergias respiratórias – pode resultar em asma ou febre do feno.
As condições alérgicas podem variar por períodos ou podem estar presentes durante todo o ano.Cada alergia deve ser encarada com seriedade. Cada aluno demonstra padrões de sintomas e problemas potenciais que devem ser avaliada para se elaborar um plano a colocar em prática. Choque AnafilácticoChoque anafilático é o nome dado a uma doença rara, procedida por uma perigosa reacção alérgica, que necessita de cuidados médicos urgentes.Os indivíduos sensíveis podem desenvolver esta reacção através de:

  • injecção de um determinado medicamento.
  • alimentação de um determinado alimento - por exemplo, amendoins, nozes.
  • picada de um insecto.

Um choque anafilático pode causar:

  • necessidade de libertação de substâncias para o sangue. que dilata os vasos sanguíneos e obstrui as vias aéreas.
  • uma queda na pressão arterial.
  • dificuldade em respirar.
  • aumento do risco de asfixia e rosto e pescoço inchados.
  • uma urgente necessidade de oxigénio.
  • uma injecção de adrenalina.

Os sintomas podem incluir:

  • vermelhidão generalizada, erupções cutâneas.
  • ansiedade.
  • inchaço do rosto e pescoço.
  • inchaço em torno dos olhos.
  • insuficiência respiratória.
  • pulsação acelerada.

AsmaA asma é uma doença inflamatória crónica caracterizada pela obstrução ao fluxo do ar nas vias respiratórias, provocada normalmente, por uma reacção alérgica, resultando em sibilância, tosse e falta de ar. As causas podem ser poeira, pólen, pêlos ou alguma outra substância, determinados alimentos, transtornos emocionais ou esforço físico. Os alunos afectados terão dificuldade em respirar. Um ataque de asma pode durar alguns minutos ou várias horas. Em caso de ataque o profissional deve:

  • Ajudar a criança a sentar-se direita.
  • Garantir ar fresco e oferecer água.
  • Incentivar a utilização do inalador.
  • Procurar ajuda médica se for necessário, especialmente se a medicação não aliviar o ataque em cinco a dez minutos.
  • Tranquilizar e acalmar o doente (mas não colocar o seu braço em torno dele).

 

EczemaEczema é uma alergia que resulta em uma inflamação da pele. A comichão provocada é tão intensa que afecta a concentração e poderá levar a ausência do aluno da escola. No entanto, a ocorrência de eczemas não deve causar dificuldades educativas. DiabetesA diabetes consiste num distúrbio metabólico crónico. O organismo não produz insulina suficiente para processar eficazmente os alimentos. A diabetes é uma condição que faz com que o corpo para deixar de regular a concentração de açúcar (glucose) no sangue. Diabéticos estão geralmente conscientes da sua condição e estão bem preparados no caso de haver alterações no nível de glicemia. Se o nível de glicose no sangue ficar demasiado elevado ou demasiado baixo, uma criança pode apresentar algumas das seguintes sintomas:

  • fraqueza, desmaios ou fome
  • palpitações e tremores musculares
  • acções ou comportamentos estranhos
  • suor
  • palidez, frio e pele húmida
  • batimento cardíaco acelerado

EpilesiaA epilepsia é uma afecção crónica, sinal ou sintoma de uma desordem neurológica. As crises de epilepsia podem ser graves (causando perda de consciência) ou leves (quase como sonhar acordado). Em alguns casos, é possível identificar e, em seguida, controlar os factores que desencadeiam ataques. Alunos com epilepsia podem, portanto, ter uma vida escolar normal, desde que sejam adequadamente supervisionadas. Os sintomas de epilepsia leve incluem:

  • subitamente "desligar", ou "sonhar acordado"
  • olhar para a frente de modo terminante
  • movimentos estranhos - por exemplo, fazendo barulhos estranhos
  • sem consciência de que algo fora do normal aconteceu.

Nos casos mais graves de epilepsia o aluno pode:

  • repente cair inconsciente
  • ter uma coloração azul nos lábios
  • ter dificuldades respiratórias
  • mostrar movimentos convulsivos.

Dentro de alguns minutos, os músculos vão relaxar, a respiração voltará ao normal e que a criança irá voltar ao ser estado normal.Em casos de epilepsia o professor deve:

  • ajudar a criança a sentar-se numa zona tranquila e remover qualquer possível fonte de prejuízos
  • falar calmamente com a criança
  • ficar com o aluno até que ele recupere
  • proteger a criança de lesão durante a queda
  • retirar roupas ao redor do pescoço e tentar proteger a cabeça
  • procurar ajuda médica imediata, se o ataque durar mais tempo do que cinco minutos ou se a criança estiver com dificuldade para respirar.

Não use força para reter a criança, não coloque nada próximo da sua boca nem tente levantá-lo ou movê-lo. VIH/SIDA

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um vírus que pode danificar o sistema imunológico do organismo. O sistema imunitário tenta combater o vírus e se as defesas do organismo ficarem severamente enfraquecidas, pode levar à SIDA (Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida). A SIDA é o nome de um conjunto de diferentes doenças que podem causar graves doença ou mesmo a morte em adultos e crianças.
O HIV é muito frágil e não é facilmente transmitido. Por exemplo, não pode sobreviver em água muito quente, em lixívia ou em detergente.

O HIV é transmitido em três maneiras:

  • através de relações sexuais vaginal ou anal desprotegidas
  • por entrada de sangue infectado no fluxo sanguíneo (por exemplo, a partir de uma transfusão de sangue ou poor picadas de agulhas)
  • de uma mulher com HIV para seu bebé, quer durante a gravidez, durante o parto ou a amamentação.

Não há provas de que o HIV pode ser transmitido a partir de o contacto social. Abraços, tocar e beijar, bem como estar perto das pessoas, não apresenta nenhum risco de infecção. O HIV também não é contagioso através de tosse, espirros, a partilha de um assento, a partilha de uma bebida de chafariz, chuveiros e piscinas, suor, lágrimas e saliva, ou através de animais de estimação. Existem regras jurídicas especiais para proteger a confidencialidade das informações detidas pelo Sistema Nacional de Saúde. Todos os agentes envolvidos na educação escolas têm uma obrigação legal de manter sigilo de todas as informações que são dadas sobre a saúde do alunosDetalhes sobre o estado do vírus de um aluno não devem ser transmitidos sem o conhecimento e a permissão dos pais. Isto significa que, na maioria das escolas, o pessoal docente e não-docente poderá não vai saber se uma criança é HIV positiva. Por isso, é essencial que os procedimentos de saúde e segurança de limpeza de sangue e de fluidos corporais sejam rigorosamente respeitados, tais como a utilização de luvas descartáveis no tratamento de ferimentos com sangramento.

 

Distrofia MuscularDistrofia muscular é o termo para um grupo de doenças que envolvem uma degeneração progressiva dos músculos, principalmente os que estão relacionados com os movimentos. Existem várias formas herdadas da doença, sendo que em crianças afecta particularmente a parte superior dos membros inferiores. Assim, o aluno apresenta-se desajeitado, fraco nas pernas e tem dificuldade em levantar-se após uma queda. Noutra forma da doença, que começa geralmente por volta dos 14 anos, os músculos do braço são primeiramente afectados e espalha-se para a coluna e membros inferiores. Ainda noutra, o rosto é a primeira região afectada. Os indivíduos com distrofia muscular necessitam de ser assistidos nas suas rotinas, nomeadamente no campo da higiene pessoal, da alimentação e do vestir. Esta dependência, como é compreensível, afecta‑os e, tal como acontece quando se registam quaisquer outras deficiências físicas severas, podem também ocorrer problemas de ordem psicológica e social.